Contabilidade teórico
É a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.
ATIVO = Estão representados por todos os bens e direitos que uma instituição econômica possui e que possam ser valorizados em termos monetários.
ATIVO CIRCULANTE = Grupo que gera dinheiro para a empresa pagar suas contas a curto prazo (12 meses, trabalha com contas como CAIXA, BANCO, ESTOQUES, APLICAÇÕES, IMPOSTOS À RECUPERAR ENTRE OUTRAS.
ATIVO NÃO CIRCULANTE (realizável a Longo Prazo - RLP)
Compreende itens que serão realizados em dinheiro a longo prazo (período superior a um ano 12 meses), ou de acordo com o ciclo operacional da atividade predominante.
Como se trata de direitos, as contas mais comuns são CLIENTES DE LONGO PRAZO, APLICAÇÕES DE LONGO PRAZO e em alguns casos IMPOSTOS À RECUPERAR (Quando o Governo decide pelo pagamento de tributos parcelados.)
IMOBILIZADO (Permanente) = Itens que dificilmente se transformarão em dinheiro Investimentos: não ligados à atividade-fim da empresa. Ex.: Ações Outras Cias., Terrenos Imobilizado: totalmente correlacionado com a atividade-fim. Ex: PRÉDIOS, VEÍCULOS, MÁQUINAS.
PASSIVO = São o conjunto de Deveres e obrigações + Patrimônio Líquido
PASSIVO CIRCULANTE = Obrigações com terceiros a serem pagas no Curto Prazo, (menos 12 meses), são comuns a existência de FORNECEDORES, SALÁRIOS A PAGAR, IMPOSTOS À RECOLHER (PAGAR), ÁGUA À PAGAR, TELEFONE À PAGAR, ALUGUEL À PAGAR ENTRE OUTROS.
PASSIVO NÃO CIRCULANTE (Exigível de longo prazo - ELP)
Obrigações com terceiros a serem pagas no Longo Prazo, superior a 12 meses, são comuns obrigações como, EMPRÉSTIMOS DE LONGO PRAZO E FINANCIAMENTO DE LONGO PRAZO.
.................................................................................................................................................................................................
PATRIMÔNIO (RIQUEZA)