Contabilidade societária
Através da Contabilidade Societária realiza-se o estudo das particularidades contidas na Lei das Sociedades por Ações. Em 2007, o Governo publicou a Lei nº 11.638, que veio a adicionar e alterar dispostos da Lei nº 6.404, de 1976.
A Lei nº 11.638 tem a finalidade de eliminar algumas barreiras regulatórias que impediam a inserção total das companhias abertas no processo de convergência contábil internacional. Veio para aumentar o grau de transparência das demonstrações financeiras.
A Contabilidade Societária vem passando por grandes transformações, e está presente em todas as entidades juridicamente constituídas.
De acordo com o Novo Código Civil, existem os seguintes tipos de Sociedades: Sociedade Comum; Sociedade Simples; Sociedade Limitada; Sociedade em Comandita Simples; Sociedade em Nome Coletivo; Sociedade por Ações; Sociedade Anônima; Sociedade em Conta de Participação. Para que contemos com a correta interpretação das mudanças na Lei, precisamos identificar o tipo societário da empresa, e as repercussões contábil-societárias que ocorrerão na escrituração contábil, na elaboração das demonstrações financeiras e na publicação das demonstrações financeiras. Mostrarei, neste trabalho, alguns dos conceitos mais importantes da Contabilidade Societária, a fim de compreendermos parte de sua importância dentro de uma Entidade.
DESENVOLVIMENTO
Princípios Fundamentais da Contabilidade
A Contabilidade tem em sua base um conjunto de princípios chamado de Princípios Fundamentais de Contabilidade. A Resolução CFC nº 750-93 define os princípios como elementos que caracterizam o conhecimento científico, justamente com a certeza, o método e a busca das causas primeiras.
São eles: Princípio da Entidade; Princípio da Continuidade; Princípio da Oportunidade; Princípio do Registro pelo Valor Original; Princípio da Atualização Monetária; Princípio da Competência; Princípio da Prudência.
As convenções trazem as instruções para a escolha final, e