CONTABILIDADE SOCIETARIA
Depreciação A depreciação de bens do ativo imobilizado corresponde diminuição do valor do elementos , isso ocorre devido o desgaste pelo o uso ou ate mesmo ação da natureza. A maioria dos elementos que compõe o ativo imobilizado com exceção dos terrenos e obras de arte terá certo desgaste na sua vida útil devido o uso na empresa e esse desgaste gera custo que é importante registrar . O processo contábil de registrar o imobilizado em despesas determina-se depreciação. Para a legislação do imposto de renda a depreciação não e obrigatória, mas e interessante para as empresas que realizem para diminuírem seu lucro a fim de pagar menos impostos de renda e contribuição social. Caso a empresa deixe de realizar a depreciação em um determinado ano não poderá realizar acumulativa no próximo ano.
Formas de calculo da depreciação: Existe vários métodos de calculo de depreciação e deve se utilizar a forma da qual se adapta aos patrões de consumo e benefícios econômicos futuros proporcionando pelo o determinado elemento do ativo imobilizado. Os métodos mais tradicionais e usados de depreciação são:
Método linear: A depreciação deste método e realizada dividindo se o valor depreciável do bem pelo o tempo de vida útil do bem.
Métodos da soma dos dígitos dos anos: Este método também e linear e é calculado somando os dígitos dos anos de sua vida útil, esses dígitos são usados como denominador e numerador .
Métodos das unidades produzidas: Este método de depreciação e realizada utilizando o numero de unidades que o bem produz em sua vida útil. Os métodos de horas trabalhadas este método de depreciação e realizada utilizando a quantidade de horas que o bem consegue ser utilizado em sua vida útil.
Problemas de Depreciação Para calcular a amortização dos bens depreciáveis, necessário se torna resolver três importantes problemas, a saber:
Problema da estimação da vida útil;
Problema da