Contabilidade Social
Lista 3
1 – O PIB pode ser mensurado sob três aspectos:
A) Ótica da despesa: O PIB pela ótica da despesa é dada pela soma do Consumo das famílias (C), do Investimento das empresas (I), dos Gastos do Governo (G) e das exportações líquidas (X – M).
B) Ótica da Renda: é dado pela soma de todas ao remunerações pagas aos agentes econômicos em um determinado ano.
C) Ótica do Produto: devemos somar (agregar) toda a produção de bens e serviços finais produzidos pôr um país em um determinado período de tempo, pôr exemplo, um ano.
2 – Sim, pois o PIB nominal calculado a preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado, enquanto o PIB real é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base onde é feito o cálculo do PIB eliminando assim o efeito da inflação.
3 – PIB Nominal - representa o PIB a preços correntes, baseado nos preços praticados pelo mercado (quantidade atual X preço atual). Capta tanto o crescimento do volume da produção quanto a variação de seus preços.
PIB Real - representa o PIB em termos de preços constantes, a partir de um ano considerado como referência (quantidade atual X preço ano referência). Calcula o crescimento econômico, a partir do aumento ou da diminuição do nível real de produção de um país.
Sim, pois o PIB real elimina os efeitos das variações de preços na mensuração da produção.
4 – A Renda Privada Disponível (RPG) é calculada através do PIB (Y) menos a Renda Líquida do Governo (RLG) (RPG = Y - RLG)
5 – A Renda Interna (PILcf) pode ser calculada:
PILcf = PILpm – impostos indiretos + subsídios PILpm = PIBpm – Depreciação Ou seja:
PILcf = PIBpm – Depreciação – impostos indiretos + subsídios
6 – A taxa de Câmbio não é uma boa medida de comparação pois flutuam influenciando fortemente a medida do PIB, e a estrutura produtiva e de consumo variam significativamente entre as nações.
7 - a) PNL?
Investimento Liquido = Investimento Bruto –