Contabilidade social
Atualmente, os processos desenvolvidos pelas empresas refletem de forma direta na sociedade e em seus componentes, visto que a sociedade vem sofrendo intensas transformações nas mais diversas áreas, as quais exigem informações confiáveis e principalmente transparência por parte das empresas para que elas possam atuar de forma mais efetiva e eficiente.
Diante dessas modificações, surge a Contabilidade Social que tem por objetivo colaborar efetivamente, para o sucesso das entidades e das nações, transformando o sistema de informações contábeis em um conjunto mais extenso onde não teremos só as demonstrações contábeis, mas também a vontade e necessidade de uma análise mais profunda do Balanço Social e de como o capital esta sendo utilizado e de como ele poderá vir a ser utilizado para melhorar o controle, a avaliação e a tomada de decisões das organizações sociais e das empresas.
Podemos classificá-la como uma técnica de registro e de mensuração de um conjunto interligado de grandezas e de variáveis definidas pela Ciência Econômica. Que tem por objetivo o fornecimento de informações que permitam avaliar os efeitos das atividades das empresas sobre a sociedade.
A Contabilidade Social é focada na conduta das organizações perante a sociedade e visando sempre medir o resultado de cada ação realizada pelas empresas sobre as pessoas, lugares ou meio ambiente.
Porém, é preciso que as empresas adotem uma gestão participativa, envolvente e comprometida com todas as camadas que constituem o sistema social e organizacional.
Como exemplo, podemos citar o balanço social, que é consolidado através de um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade. Que é publicado anualmente pelas empresas através de um demonstrativo.
Podemos dizer que a Contabilidade Social, ao contrário de contabilidade financeira, procura entender as