Contabilidade Simplificada
Há tempos a Contabilidade deixou de ser uma ferramenta para apenas atender ao fisco, passando a ser uma peça importante da engrenagem da gestão empresarial. A escrituração contábil de uma empresa é, em primeiro lugar, uma exigência da legislação comercial, tendo em vista os interesses societários e creditícios envolvidos na atividade empresarial. A legislação comercial e do Imposto de Renda determinam a obrigatoriedade da escrituração contábil para todas as empresas e impõe punição nos casos de falta da mesma. Não se pode afastar a conclusão de que a Contabilidade é uma ciência com fundamental importância na vida econômica das nações, das empresas e pessoas físicas. É necessário manter o controle de gastos, despesas, receitas, ativos, dívidas, negociações, posicionamentos sobre fatos ou tendências mercadológicas.
A contabilidade é, sob determinados aspectos, necessária, oportuna e imprescindível, oferecendo aos gestores, ferramenta indispensável, com informação confiável para tomadas de decisão, permitindo ações corretivas, projeções, simulações, bem como análises e conclusões para correta consecução dos planos de crescimento ou inserção da empresa no cenário do segmento econômico. Porém as empresas que não praticam contabilidade regular correm riscos de seus gestores serem responsabilizados por crimes de falência fraudulenta, sonegação, crime contra a economia popular, concorrência desleal, entre outros tipificados.
1- Fundamentos da Escrituração Contábil
Conforme os fundamentos que norteiam a ciência, comporta reavivar que no ano atual estágio de globalização da economia, o processo da escrituração mercantil, a transformação dos dados em informações e os relatórios da contabilidade se apresentam indissociáveis da moderna gestão empresarial. Nessa mesma linha conclusiva vale destacar que, qualquer tipo de empresa, independente do porte ou da tipicidade jurídica, necessita de escrituração contábil, ainda que de forma simplificada,