CONTABILIDADE RURAL: UMA FERRAMENTA PARA TOMADA DE DECISÕES NAS PEQUENAS PROPRIEDADES NA LOCALIDADE DAS PERAPUTANGAS.
1774 palavras
8 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSOINSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO "JANE VANINI”
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
RAFAEL HENRIQUE FARIA AZEVEDO
CONTABILIDADE RURAL: UMA FERRAMENTA PARA TOMADA DE DECISÕES NAS PEQUENAS PROPRIEDADES NA LOCALIDADE DAS PERAPUTANGAS.
CÁCERES-MT
2012
RAFAEL HENRIQUE FARIA AZEVEDO
CONTABILIDADE RURAL: UMA FERRAMENTA PARA TOMADA DE DECISÕES NAS PEQUENAS PROPRIEDADES NA LOCALIDADE DAS PERAPUTANGAS NO MUNICÍPIO DE CÁCERES.
Projeto de Pesquisa apresentado à Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT, como requisito para pré-qualificação do Trabalho Monográfico de Conclusão de Curso. Orientador: Profª. Elias Bortoli.
CÁCERES-MT
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA
A Contabilidade Rural é uma ferramenta pouca utilizada nas pequenas propriedades no Brasil, podendo tal fato ser explicado devido a falta de conhecimento por parte dos produtores quando refere-se a importância das informações fornecidas por ela.
Para Crepaldi (2006, p.83) “uma das ferramentas administrativas menos utilizadas pelos produtores brasileiros é, sem dúvida, a Contabilidade Rural, vista geralmente, como uma técnica complexa em sua execução, com baixo retorno na prática”.
A maioria dos produtores rurais desconhece a importância da Contabilidade Rural, sendo ela vista, geralmente, como uma técnica complexa em sua execução, com baixo retorno na prática. O que os leva a crer que ela existe apenas para finalidades fiscais.
O produtor rural tem grande dificuldade em tomar decisões acertadas quando desprovido de qualquer tipo de informação contábil, tendo em vista que a administração das pequenas propriedades na sua maioria é feita de forma empírica, onde os produtores preferem fazer seus controles baseados em suas