Contabilidade regime de caixa
Neste trabalho serão abordados temas como; apuração do resultado econômico da atividade, diferenças entre o Regime de Caixa e Regime de Competência, pautado pelo princípio contábil da competência.
Também serão mencionadas as contas redutoras tanto do ativo como do passivo que corrigem o valor histórico, fatos contábeis, DRE - Demonstração de Resultado do Exercício, contabilização das contas (débitos e créditos). Visando aprimorar o conhecimento para elaboração de relatórios contábeis com mais clareza e transparência.
2. APURAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
Elabore o balancete de verificação da Companhia Beta, empresa prestadora de serviços, de acordo com as informações constantes na Tabela 1, abaixo.
2.1. APRESENTAÇÃO DO LUCRO APURADO ANTES DO IR
Apresente o lucro apurado pela Companhia Beta, antes do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro.
2.2. TOTAL DO ATIVO CIRCULANTE
Cálculo do total do ativo circulante em 31/12/2010.
3. REGIME DE COMPETÊNCIA E REGIME DE CAIXA
O reconhecimento das receitas e gastos é um dos aspectos básicos da contabilidade que devem ser conhecidos para poder avaliar adequadamente as informações financeiras.
O regime de competência é um princípio contábil, que deve ser, na prática, estendido a qualquer alteração patrimonial, independentemente de sua natureza e origem.
Sob o método de competência, os efeitos financeiros das transações e eventos são reconhecidos nos períodos nos quais ocorrem, independentemente de terem sido recebidos ou pagos.
Isto permite que as transações sejam registradas nos livros contábeis e sejam apresentadas nas demonstrações financeiras do período no qual os bens (ou serviços) foram entregues ou executados (ou recebidos). É apresentada assim uma associação entre as receitas e os gastos necessários para gerá-las.
As demonstrações financeiras preparadas sob o método de competência informam aos usuários não somente a respeito das transações