CONTABILIDADE PUBLICA, RESUMO
Assunto: Contabilidade aplicada ao setor público
Tema: Plano de Contas Aplicado ao Setor Público
Problema: Plano de Contas Aplicado ao Setor Público elencando as contas e suas funções
Hipótese: O plano de conta possibilita elaboração e padronização de demonstração de contas
Objetivo: Diminuir diferenças conceituais e procedimentos, em benefício da transparência da gestão pública e gestão fiscal, diminuindo custos das entidades da Federação e do controle social.
Conceito de Planos de Contas
É a estrutura básica de escrituração contábil, formada por um conjunto de contas previamente estabelecido , que permite obter as informações necessárias à elaboração de relatórios gerenciais e demonstrações contábeis.
Objetivo de um Plano de Contas
O Plano de contas de uma entidade tem como objetivo atender, de maneira uniforme e sistematizada, ao registro contábil dos atos e fatos praticados pela entidade. Desta forma, proporciona maior flexibilidade no gerenciamento e consolidação dos dados
A implantação de um "Novo de Modelo de Contabilidade Aplicada ao Setor Público" tem como objetivo convergir as práticas de contabilidade vigentes aos padrões estabelecidos nas Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público.
Nesse sentido, o Decreto nº 6.976, de 7 de outubro de 2009, estabeleceu alguns objetivos com o intuito de promover as adequações necessárias para a convergência aos padrões internacionais de contabilidade, entre as quais:
• estabelecer normas e procedimentos contábeis para a Federação, por meio da elaboração, discussão, aprovação e publicação do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP;
• manter e aprimorar o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público;
• padronizar as prestações de contas e os relatórios e demonstrativos de gestão fiscal,