Contabilidade privada
Aluna Larisse Moura Alves Roland,
Profª. Lenice Gomes,
Curso téc. em Administração,
Contabilidade Geral,
Conexão Colégio e Cursos.
1 Introdução
Este estudo falará sobre a Contabilidade Privada e as duas divisões existentes dentro dela, que são a Contabilidade Civil e a Contabilidade Comercial. A Contabilidade Civil é exercida pelas pessoas no dia-a-dia que não visam lucros, mas sim a sobrevivência e o bem estar e essa contabilidade se subdivide em dois grupos, a Contabilidade Doméstica e a Contabilidade Social. A doméstica é praticada pelas pessoas físicas, individualmente ou em grupo. A social é usada pelas pessoas que não visam fins lucrativos particulares e sim de grupos, associações, sindicatos, igrejas, clubes... A Contabilidade Comercial é usada pelas pessoas que objetivam lucros e se subdivide em três grupos: Contabilidade Mercantil que é usada por pessoas com o objetivo social de compra e venda direta de mercadorias. Contabilidade Industrial que é usada por pessoas com o objetivo social de produção de bens capitais ou de consumo através do benefício da matéria-prima, do plantio, da criação ou extração de riquezas. Contabilidade de Serviços que é usada pelas pessoas que têm o objetivo de prestação de serviços.
2 Desenvolvimento
2.1 Contabilidade Civil
É aquela contabilidade exercida pelas pessoas que não tem fins lucrativos, apenas para a sobrevivência ou o bem-estar social. Ela se divide em dois grupos:
Contabilidade Doméstica: É aquela usada no dia-a-dia das pessoas para somar seu ganhos e despesas fazendo um balanço mais completo dos seus bens e etc... Mas como poderíamos usar a contabilidade doméstica?
Que tal a idéia de transpor para o plano pessoal procedimentos típicos da contabilidade empresarial, em particular o balanço patrimonial, e uma versão adaptada da