Contabilidade Pecuária
A pecuária é a arte de criar gado.Existe dois métodos para contabilização , o de custo e do valor justo.
Na pecuária de corte existe três fases :
° Cria: produção de bezerros que será vendido após o desmame
° Recria: é a partir do bezerro adquirido,a produção e a venda do novilho magro para engorda .
° Engorda: a partir do novilho magro adquirido, a produção e a venda do novilho gordo.
(Reprodutor-Touro / Matriz-Vaca )
O Fisco através da Normativa n°57/76 propõe a seguinte classificação:
Ativo Não Circulante
Imobilizados (Ativos Biológicos)
° Gado reprodutor: touros puro de origem ,touros puros de cruza,vacas pura de cruza,vacas puras de origem e plantel destinado a inseminação artificial.
° Gado de renda: bovinos, suínos,ovinos e eqüinos que a empresa explora para a reprodução de bens que constituem objeto de suas atividades .
° Animais de trabalho: eqüinos, bovinos, muares, asininos destinados a trabalho agrícola, sela e transporte.
Ativo Circulante
Compreendem aves, gado bovino, suínos, ovinos, caprinos, coelhos, peixes e pequenos animais destinados a revenda, ou a serem consumidos.
Em muitas fazendas parte do rebanho em formação é destinada para a reprodução .Mas para tal finalidade é preciso algumas qualidades para tal: fertilidade,ardor sexual,carcaça,peso etc.Sendo assim o melhor é classificar todo o rebanho nascido como Estoque.E quando houver a certeza das habilidades do animal transferi-lo para Ativo Não Circulante .Em ambos é denominado Ativos Biológicos .O Normativo CST n°3/80 veda a reclassificação do Não Circulante para Circulante ,sendo assim o melhor é deixar como Ativo Circulante até o momento de experimentação o plantel que for destinado a reprodução.
Diferente do que acontece normalmente os estoques em formação que ultrapassa os três anos não classificados no Realizável a Longo Prazo devido a Lei das Sociedades por ações que classificam-se no Ativo Circulante as disponibilidades,todos os