Contabilidade participativa
ABRIL/2011
Resumo
Analisa-se aqui a contabilidade participativa na gestão das empresas. A contabilidade é uma ciência social que possui como objeto de estudo o patrimônio das células sociais, sendo seu objetivo prestar informações sobre o patrimônio suas mutações de forma que auxilie na tomada de decisão, aqui de forma especial na gestão das empresas.
Palavras-chave: Gestão, Contabilidade,
Área do Conhecimento: Ciências Contábeis
1 Introdução
O papel da contabilidade, considerando que a maior parte das decisões é tomada em condições de incertezas, é oferecer a seus usuários informações adequadas ao processo decisório das organizações. (Figueiredo; Moura 2001, p.52).
Para Marion (2009, p.25), dentro de uma empresa, os responsáveis pela administração tomam decisões, quase todas importantes, vitais para o êxito do negócio.
A partir disso, é interessante se pensar na participação da Contabilidade nas empresas, sua contribuição na vida da organização, uma vez que a contabilidade, segundo Marion (2009, p.25),
”é um grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.”
Pode-se auferir que a contabilidade participa como forma de gestão inovadora e a cada dia exige mais da competência dos contadores, podendo identificar grandes mudanças na gestão das empresas, como sendo exigências para permanência no mercado das concorrências, o que leva a busca constante por aperfeiçoamento das informações para que as decisões sejam tomadas de forma correta.
Dessa forma, pode-se entender que a contabilidade é participativa e exerce uma grande influência na vida das organizações. Mas cabe aqui questionar: de que forma prática a contabilidade exerce tal influência? De que maneira a contabilidade obtém informações