Contabilidade no setor publico
TÉCNICO EM CONTABILIDADE
Plano de Contas no Setor Público
Curso de Formação Tecnológica em
Contabilidade
Orientador: Prof.º Marcos Jesus
SÃO PAULO
2012
ETEC MARTIN LUTHER KING
CURSO DE FORMAÇÃO TECNOLÓGICA EM
CONTABILIDADE
Aluno: Suzana Aquino n° 25
Curso de Formação Tecnológica em
Contabilidade
Orientador: Prof.º Marcos Jesus
São Paulo, 11 de maio de 2012.
PLANO DE CONTAS
O art. 85 da Lei 4.320/67 determina que a contabilidade seja organizada de forma a permitir o acompanhamento da execução orçamentária, o conhecimento da composição patrimonial, a determinação dos custos dos serviços industriais, o levantamento dos balanços gerais, a análise e a interpretação dos resultados econômicos e financeiros
CONCEITO DE PLANO DE CONTAS
É a estrutura básica da escrituração contábil, formada por um conjunto de contas, previamente estabelecido, que permite obter as informações necessárias à elaboração de relatórios gerenciais e demonstrações contábeis, de acordo com as características gerais da entidade, possibilitando a padronização de procedimentos contábeis.
OBJETIVO DE UM PLANO DE CONTAS
O plano de contas de uma entidade tem como objetivo atender, de maneira uniforme e sistematizada, ao registro contábil dos atos e fatos praticados pela entidade, de forma a proporcionar maior flexibilidade no gerenciamento e consolidação dos dados e atender às necessidades de informações dos usuários.
A entrada de informações deve ser flexibilizada permitindo atender aos normativos, gerar informações necessárias à elaboração de relatórios e demonstrativos e facilitar a tomada de decisões e a prestação de contas.
ESTRUTURA DO PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO
O PCASP é composto por:
♣ Tabela de atributos da conta contábil;
♣ Relação de contas; e
♣ Estrutura Padronizada de Lançamentos.
ATRIBUTOS DA CONTA CONTÁBIL