Contabilidade no mercado de trabalho
A contabilidade surgiu das necessidades que o ser humano tem de controlar o que possui, gasta ou deve. A procura de encontrar uma forma de aumentar seus bens. Assim, com as primeiras administrações, surge a necessidade de controle, que seria totalmente impossível sem a aplicação dos registros.
Os princípios contábeis permitem aos usuários fixar padrões de comparação e de credibilidade, de acordo com o reconhecimento dos critérios adotados para a elaboração das demonstrações financeiras, aumentam a utilidade dos dados fornecidos e facilitam a adequação entre empresas do mesmo setor.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE
CONCEITO São os preceitos resultantes do desenvolvimento da aplicação prática dos princípios técnicos emanados da Contabilidade, de uso predominante no meio em que se aplicam, proporcionando interpretação uniforme das demonstrações financeiras.
OBJETIVO Os princípios contábeis permitem aos usuários fixar padrões de comparação e de credibilidade em função do reconhecimento dos critérios adotados para a elaboração das demonstrações financeiras, aumentam a utilidade dos dados fornecidos e facilitam a adequada interpretação entre empresas do mesmo setor.
ENUMERAÇÃO O conselho Federal de Contabilidade, através da resolução n° 750/93, determinou os seguintes Princípios Fundamentais de Contabilidade:
• Entidade
• Continuidade
• Oportunidade
• Registro pelo valor original
• Atualização Monetária
• Competência
• Prudência
HISTÓRICO À medida que a prática e a Ciência Contábil foram sendo organizadas e estruturadas, pesquisadores procuram identificar e compilar quais os principais que as orientam, em especial a função de registrar todos os fatos que afetam o patrimônio de uma entidade. Os princípios contábeis ou contabilísticos tornaram-se regras que
Passaram a ser seguidas e aceitas por todos e hoje constituem a principal teoria que sustenta e fundamenta a