contabilidade no brasil
Como pontos fortes podemos citar a aplicabilidade e grau de importância da contabilidade dentro das organizações passam a estar intimamente associada ao fornecimento de informações para apoio a tomada de decisão dentro de uma empresa de forma a melhorar seus resultados e prever ações de curto e em longo prazo relacionadas à como e onde operar a fim de atingir o objetivo final de uma empresa, que é o lucro.
As empresas a partir do surgimento de novos produtos e serviços, que somados aos avanços tecnológicos, trouxeram dúvidas e questionamentos sobre os registros contábeis das transações econômicas e suas implicações na divulgação aos usuários (clientes, acionistas, etc.) e para isso, a contabilidade possui o papel principal de esclarecer estes pontos.
Como ponto negativo, podemos dizer que embora algumas questões contábeis estejam minuciosamente detalhadas, ainda existe muitas que deixam um amplo campo para questionamento. Tais contrapontos não são resolvidos por completo pelas autoridades e órgãos reguladores, dependendo muitas vezes da decisão pessoal dos profissionais da contabilidade, envolvidos com casos específicos; decisões estas que podem não ser as melhores ou as mais ideias fazendo com que cheguemos à conclusão de que a contabilidade é uma ciência passível de questionamentos, contraposições e incertezas.
2) Explique quais os motivos que possam ter levado o Governo a adiantar-se em relação aos contadores quanto à edição de normas e princípios contábeis.
O principal motivo que levou o governo em criar órgãos que normatizam e fiscalizam o exercício da profissão contábil, como o CRF (Conselho Federal de Contabilidade) e o CPC (Comitê de Pronunciamento Contábil), por exemplo, é formar pilares, ou seja, fornecer a base para a elaboração de toda a teoria contábil. Com a resolução CFC 774/94, o governo regulamenta os princípios fundamentais da contabilidade, os quais