Contabilidade nao é matematica, vc sabe o que é?
Embora a intenção seja mostrar que contabilidade não é só conta, em nenhum momento será dito que a contabilidade não faz uso da matemática, a intenção é mostrar que contabilidade não é um curso de matemática. Será demonstrado um estudo sumário referente à matemática, as informações usadas serão apenas para esclarecer seu papel dentro da contabilidade, pois o objetivo do trabalho é apresentar dados que mostra que a contabilidade esta além de contas e gráficos. Vamos mostrar que ela estuda a formação e variação do patrimônio, ou seja, estuda, registra e controla o patrimônio das entidades com ou sem fins lucrativos ou pessoas físicas, a partir da utilização de métodos especialmente desenvolvidos para coletar, registrar, acumular, resumir e analisar todos os fatos que afetam a situação patrimonial de uma pessoa (física ou jurídica).
Contabilidade, segundo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, significa “Ciência que sistematiza e interpreta registros de transações financeiras de empresas e de outras organizações”.
Aurélio Buarque de Holanda Ferreira também define que a palavra “conta” tem vários sentidos, como por exemplo, mensurar algo em números, comunicar algo para outra pessoa e confiar, no sentido de contar com alguém etc. A contabilidade possui todas estas funções. Ela mensura, ou seja, fornece os dados e números relativos a tudo que se passa na organização; comunica, já que além de contabilizar os fatos, também serve para condensar os mesmos e comunicá-los; e é confiável, pois além de captar os dados, ainda testa a veracidade dessas informações.
Na pré-história o homem ainda não havia desenvolvido a sua inteligência, porém já praticava a pesca e a caça para sua sobrevivência, somente com o homem pensante (Homo Sapiens) e a fixação da moradia iniciou-se o habito de cultivar a terra e a criação de animais para o consumo próprio. Com isso o homem deixou de viver em comunidade, passou a adquirir bens individuais, e