Contabilidade Nacional
Valor: os preços permitem agregar bens diferentes; moeda é a unidade- padrão de agregação. Bens e serviços finais: não se consideram os bens e serviços intermediários. Período de tempo: mês, ano. DESPESA NACIONAL (DN): É o valor das despesas dos vários agentes na compra de bens e serviços finais. DN =
Despesas de consumo (C). Despesas das famílias com bens de consumo, despesas com investimentos das empresas, gastos do governo e gastos do setor externo.
RENDA NACIONAL (RN): É a soma dos rendimentos pagos às famílias, que são proprietárias dos fatores de produção, pela utilização de seus serviços produtivos. RN = salários (w) + juros (j) + aluguéis (a) + lucros (l) Identidade básica: PN (produto nacional)= DN(despesa nacinal) = RN(renda nacional) VALOR ADICIONADO: Consiste no cálculo do que cada ramo da atividade adicionou ao valor do produto final, em cada etapa do processo produtivo.
VA = VBP - consumo de produtos intermediários; Então: PN = DN
= RN = VA
POUPANÇA (S): É a parcela da RN não consumida no período, isto é, da renda gerada ( salários, juros , aluguéis, lucros ), parte não é gasta em bens de consumo. S = RN - C INVESTIMENTO (I): É o gasto em bens que representam aumento da capacidade produtiva da economia, isto é, da capacidade de gerar rendas futuras; É o gasto em bens produzidos, que não foram consumidos no próprio período e que serão utilizados para consumo futuro.
I = PN - C I = Ibk + DE
DEPRECIAÇÃO: É o consumo do estoque de capital físico, em dado período. PNL = PNB - d
PRODUTO NACIONAL A PREÇOS
DE
MERCADO E A CUSTO DE FATORES
PN a preços de mercado
(PNpm): é o PN medido a partir dos valores transacionados no mercado (ou seja, medido pelo preço pago pelo consumidor final).
PN a custo de fatores (Pncf): é o PN medido a partir dos