contabilidade - lucro real
Resumo
O objetivo proposto por este trabalho foi analisar e identificar os elementos principais existentes na tributação adotada “Lucro Real”, os tributos envolvidos pela sistemática de tributação são: o IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica), a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido). O Trabalho foi elaborado através de uma profunda pesquisa feita nos recursos disponíveis na biblioteca. Por mim e não menos importante tivemos ajuda de alguns profissionais da área.
Introdução
Com as constantes evoluções no meio empresarial, foi necessário criar tipos de tributação para as empresas que possuem um grande faturamento ou não, mas que precisam ser regidas. A tributação adotada para esse trabalho foi o Lucro Real, que pode ser adotada por dois métodos, Lucro Real Anual ou Lucro Real Trimestral e suas vantagens e desvantagens.
3.0 Lucro Real É uma forma complexa de apuração de IRPJ e da CSLL. Tem como fato gerador o resultado contábil ajustados, pelas adições, exclusões e compensações determinada na legislação tributária. O art. 247 do RIR/1999 conceitua o lucro real como sendo: “O lucro líquido do período de apuração ajustado pelas adições, exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pelo Regime do Imposto de Renda – RIR”. A determinação do lucro real será precedida da apuração do lucro liquido de cada período de apuração com observância nas disposições das leis comerciais.
3.1 Pessoas Jurídicas Obrigadas ao Lucro Real Estão obrigadas a tributação com base no lucro real as pessoas jurídicas que se enquadrem em pelo menos um dos itens a baixo:
1. Cuja receita total, no ano-calendário anterior, tenha sido superior ao limite de R$ 48.000.000,00 (ou R$ 4.000.000,00 multiplicado