Contabilidade Introdutória
Base histórica
Agentes consignatários: são as pessoas a quem o proprietário confia a guarda dos bens. No momento em que os agentes consignatários recebem bens do proprietário para a guarda, tornam-se devedores do titular do patrimônio. Desse modo, quando o caixa da empresa (pessoa responsável pela tesouraria), no desempenho de suas funções, recebe valores que ficarão sob a sua guarda, ele se torna devedor do proprietário, uma vez que este é o dono dos recursos e, portanto, o credor.
Correspondentes: são as pessoas de fora da empresa com as quais o proprietário mantém contas a receber ou a pagar. Vale dizer, as contas dos correspondentes são aquelas que registram os direitos, que fazem parte do ativo, e as obrigações, do passivo exigível.
Relações jurídicas
1. Proprietário:
a) É credor dos agentes consignatários;
b) É devedor dos correspondentes do passivo (contas que representam obrigações) e credor dos correspondentes do ativo (contas que representam direitos).
2. Agentes consignatários:
a) São devedores do proprietário;
b) À medida que restituem os bens sob sua guarda, os agentes consignatários têm seu débito diminuído, mediante registro a crédito.
3. Correspondentes:
a) Os correspondentes do ativo são devedores do proprietário;
b) Os correspondentes do passivo são credores do proprietário.
Plano de Contas
Conta: É o nome técnico que identifica um componente patrimonial (Ativo, Passivo ou Patrimônio Líquido) ou um componente de resultado (Receita ou Despesa). Todas as operações que ocorreram diariamente na vida de uma empresa (compras, vendas, pagamentos, etc...) são registrados pela Contabilidade em contas próprias. Tem por finalidade registrar e evidenciar os bens, os direitos, as obrigações e a situação líquida patrimonial, além das receitas e despesas, com base nas quais são apurados os lucros ou prejuízos decorrentes das atividades da empresa.
Plano de contas: é uma matriz destinada a orientar a