CONTABILIDADE INTRODUTORIA II
As despesas antecipadas são aquelas pagas ou devidas com antecedência, mas referindo-se a período de competência subseqüentes:
Exemplos:
Prêmios de seguros
Aluguel pago antecipadamente
Assinatura de periódicos e anuidades
Juros sobre descontos de duplicatas
CRITERIOS DE AVALIAÇÃO DAS DESPESAS ANTECIPADAS
As despesas do exercício seguinte serão apresentada no balanço pelas importâncias aplicadas, diminuídas das apropriações efetuadas no período, de forma a obedecer ao regime de competência.
A apropriação das despesas relacionadas neste grupo deve ser feita ao resultado do período a que correspondem e não ao período em que forem pagas, mediante controles auxiliares, com as informações relativas aos valores pagos e às parcelas a serem apropriadas.
ENCARGOS FINANCEIROS E TRANSCORRER
Os encargos financeiros pagos antecipadamente, como é o caso de desconto de duplicatas, devem ser apropriados pelo período a que competirem.
Exemplo:
Lançamento por ocasião do desconto:
D – Encargos Financeiros a Transcorrer (Ativo Circulante)
C – Bancos Conta Movimento (Ativo Circulante)
Apropriação da despesas financeira proporcional, no final do mês: D – Juros sobre Descontos de duplicatas (Contas de Resultado) C – Encargos Financeiros a Transcorrer (Ativo Circulante)
FATURAMENTO ANTECIPADAS – CONTABILIZAÇÃO
Há casos em que, por conveniência do comprador, emite-se Nota Fiscal e a fatura sem que o vendedor esteja de posse dos produtos ou mercadoria para entrega.
Temos, então, a caracterização do faturamento antecipado, pois existe um compromisso de venda onde não se tem, ainda, um custo.
Desta forma, a receita deverá ser reconhecida somente quando houver a entrega dos bens. O mesmo ocorre em relação à prestação de serviços, ou seja, o reconhecimento da receita só deve ocorrer quando da efetiva realização dos mesmos.
Assim sendo, ao proceder à contabilização, deve-se observar que as contas que estiverem, registrando a operação não constem nas