Contabilidade internacional
1) Qual a diferença entre sociedades anônimas de capital aberto e fechado?
Na S/A de capital aberto há a obrigatoriedade de que suas demonstrações contábeis sejam auditadas por auditores independentes.
2) Quando teve início a atividade de auditoria independente no Brasil? Cite 2 razões pelas quais uma empresa contratava seus serviços mesmo quando não obrigatório.
A auditoria independente teve início na década de 70. Mesmo quando não obrigatório, uma empresa pode contratar o serviço de auditores independentes para atender exigências estatutárias e para obtenção de crédito junto à instituições financeiras.
3) Quais foram os 3 principais fatos que marcaram a evolução e o desenvolvimento da contabilidade na década de 70?
a) obrigatoriedade de auditoria externa para Cias de capital aberto;
b) padronização, pelo Banco Central, das demonstrações contábeis da Cias de capital aberto;
c) influência da escola norte-americana de contabilidade na promulgação da Lei nº 6404/76.
4) A influência da escola norte-americana é bastante visível na lei nº 6404/76, exceto o reconhecimento dos efeitos inflacionários (não existentes nos EUA). Quando e por quem foi implementada a obrigatoriedade de divulgar demonstrações contábeis completamente em moeda de poder aquisitivo constante?
Em 1987, a CVM editou a Instrução 64, determinando a elaboração de demonstrações contábeis complementares em moeda de poder aquisitivo constante para Cias de capital aberto.
5) No que consiste o rodízio de auditores? Quais as razões para sua adoção?
A cada 5 anos, Cias de capital aberto e Instituições Financeiras devem fazer um rodízio dos auditores independentes, sendo que a recontratação só deverá ocorrer após decorridos 3 exercícios sociais, com o objetivo de não comprometer a imagem de credibilidade quanto à sua independência.
6) Qual o objetivo do CFC criar o grupo de trabalho voltado para desenvolver normas brasileiras de contabilidade? Possuem