CONTABILIDADE INTERNACIONAL
CONTABILIDADE INTERNACIONAL
ERICK CALDAS
RESENHA CRÍTICA AO TEXTO:
CONTABILIDADE INTERNACIONAL
Uma Análise da produção científica sobre nos principais periódicos internacionais da área (2000 a 2009)
LIDIANE GARCIA PINHEIRO
Natal 20 de março de 2012.
Jorge Katsumi Niyama é doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo, Brasil (1990) e professor titular na Universidade de Brasília, Brasil.
O presente Artigo foi publicado na USP no ano de 2010 no 10º Congresso de Contabilidade e Controladoria. Foi iniciado com o levantamento da produção acadêmica sobre nos principais periódicos contábeis internacionais durante o período de 2000 a 2009 relativos ao tema financial reporting.
Apresenta-se então a problemática:
Quais são os principais temas pesquisados na contabilidade internacional relativos ao financial reporting nos principais periódicos internacionais? Nos elementos científicos apresentados estão os temas “Diferenças internacionais e implicações no financial reporting; Mensuração da convergência; Classificação; Impacto da adoção das IAS/IFRS; estudo de países; processo de adoção das IFRS, situação atual; e pesquisa na área internacional. A principal idéia do autor é abordar “Estudo de países”, por acreditar que este período está relacionado com o recente interesse da comunidade acadêmica em se verificar a efetividade no processo de convergência. Essa temática tem o objetivo de analisar a relevância e os benefícios da adoção das IFRS em seus países específicos, assim como a relação entre as características específicas dos países e o seu processo de adoção. A temática “estudo de países” começou a aparecer a partir do ano 2004, mas possui uma concentração maior nos anos 2007, 2008 e 2009. Dentre todas as temáticas abordadas na pesquisa, nota-se claramente a predominância em “Diferenças internacionais e implicações no financial reporting.