Contabilidade internacional
2 - A atividade de auditoria no Brasil, data de 1909 com a abertura da primeira empresa de auditoria no Brasil, a Mc-Auliffe Davis Vell & Co, que depois veio a ficar conhecida como Arthur Andersen. Em 1965, foi promulgada a Lei 4.728, Lei esta que Disciplina o mercado de capitais e estabelece medidas para o seu desenvolvimento, e nesta Lei, pela primeira vez foi utilizado o termo auditoria independente, que foi impulsionada pela criação da Lei das S/A (6.404) em 1976. A auditoria hoje, é utilizada como ferramenta de apoio para o controle e a eficiência organizacional, o que faz com que mesmo empresas que não esteja obrigadas a passar pelo processo de auditoria independente, utilizem estes serviços para resguardar seu patrimônio contra sonegação fiscal por exemplo e assegurar uma maior exatidão dos custos e veracidade dos resultados operacionais.
3 – Os 3 principais fatores que contribuíram para o desenvolvimento da contabilidade na década de 70 foram a obrigatoriedade de auditoria externa para as empresas de capital aberto, a padronização pelo BACEN, das demonstrações contábeis das S/A de capital aberto e a promulgação da Lei 6.404/76 com forte influência da escola Estadunidense. Isto além de fatos econômicos como o Milagre Econômico ocorrido na década de 70.
4 – Esta obrigatoriedade, foi implementada em 1987 pela CVM, através da Instrução 64.
5 – A cada 5 anos, as companhias de capital aberto e instituições financeira, devem, obrigatoriamente, fazer rodízio dos seus auditores independentes, só podendo estes, serem novamente contratados após decorridos três exercícios sociais do seu