Contabilidade Internacional Etapa 3
Passou a ser adotado e incorporado as praticas contábeis com a lei 11.638/07 e foi ratificado pelo Pronunciamento Técnico CPC 13.Esse conceito é essência do Internacional Financial Reporting Standards (IRFS) ao substituir os registros de ativos e passivos avaliados pelo custo .
O valor justo tem como objetivo demonstrar o valor de mercado de determinado ativo ou passivo. Por não ser possível calcular, pode ser estimado por meio de comparação com outros ativos ou passivos que tenham valor de mercado. Porém caso essa alternativa também não seja viável, é possível o obte-lo pelo ajuste ao valor presente presentes dos fluxos de caixa futuros ou pelo uso de fórmulas econometrias.
Existem ainda aqueles ativos que, são transacionados e marcados a mercado.É importante lembrar que a expressão valor justo não pode ser confundida como por exemplo valor justo de mercado, preço justo e valor de mercado.
Os riscos associados à utilização do valor justo estão amplamente relacionadas ao elevado grau de subjetividade de seus critérios de cálculo. Muitas vezes envolve hipóteses e lternativas que, ao não se concretizarem, trazem consigo falta de representatividade sobre a realidade econômica dos negócios e volatilidade de demonstrações financeiras.
Por isso o uso do valor justo não é unanimidade na elaboração das demonstrações financeiras sobre o desempenho operacional . Afinal não podemos esquecer que ele representa apenas um preço teórico em determinado momento, vinculado a uma oportunidade. Se esta não for consumada será descartada, apresentando pouca relevância do ponto de vista econômico.
São afetadas pelo uso do valor justo as seguintes contas do balanço patrimonial: instrumentos financeiros, propriedade para investimento, ativos fixos e