Contabilidade intermediária
CONTABILIDADE INTERMEDIARIA
4º SEMESTRE
SANTO ANDRE/SP
14/09/2012
SUMÁRIO
Introdução 3
Apuração de resultado 4
Resultado do Exercício 7
Contas Redutoras do ativo 12
Livro Razão 17
Folha de Pagamento 20
Conclusão 37
Referencias Bibliogáficas 38
INTRODUÇÃO
Podemos definir a Contabilidade Financeira como uma técnica, praticada especialmente pelos gestores de empresas, onde baseados em um fluxo de caixa vão elaborar uma demonstração financeira das contas a pagar, contas a receber, ativos, passivos, entre outras obrigações de uma entidade jurídica, com ou sem fins lucrativos.
A aplicação da contabilidade financeira data de meados do século XX, e surgiu nos Estados Unidos como uma vertente da contabilidade geral.
A contabilidade financeira posteriormente deu sequência à Contabilidade administrativa, que por sua vez já havia dado origem a chamada Contabilidade Departamental e a Análise e Consolidação de Balanços. (técnicas desenvolvidas pelos primeiros gestores financeiros americanos). A corrente contrariava a orientação científica dada pelos contadores europeus no que se pode denominar de Contabilidade Patrimonialista. Posteriormente, os teóricos americanos propuseram ainda o que foi inicialmente traduzido no Brasil por Contabilidade gerencial ( Management Accounting), com o objetivo de escapar da rigidez dos princípios contábeis geralmente empregados com obrigatoriedade na Contabilidade Financeira.
A contabilidade brasileira procurou incorporar inicialmente via