Contabilidade interme
1. FUNÇÃO ECONÔMICA DA CONTABILIDADE : APURAR O RESULTADO (RÉDITO)
RESULTADO - diferença entre o valor das receitas e o valor das despesas.
O Resultado pode ser:
a) Positivo ou Lucro - ocorre quando o valor das Receitas é superior ao valor das Despesas; b) Negativo ou Prejuízo - ocorre quando o valor das Receitas é inferior ao valor das Despesas; c) Nulo - ocorre quando o valor das Receitas é igual ao valor das Despesas.
1.2 CONTAS DE RESULTADO
As Contas de Resultado só aparecem durante o exercício social, sendo que estas contas de resultado devem ser obrigatoriamente encerradas no final do exercício, pois não fazem parte do Balanço Patrimonial.
Dividem-se em:
- Contas de Receitas - Contas de Despesas e de Custos.
Estudou-se em capítulos anteriores, que o exercício social terá duração de um ano e no seu final deve-se apurar o seu resultado, isto é, se naquele exercício a empresa obteve lucro ou prejuízo.
Assim, em cada final de período ou exercício contábil, todas as contas de Receitas e todas as contas de Despesas e Custos são encerradas tendo como contrapartida a Conta APURAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (ARE).
Pois assim, em todo período posterior ao anteriormente encerrado e apurado o lucro ou prejuízo do exercício, através do confronto das Receitas com as Despesas, o saldo das contas de Receitas e Despesas começam novamente do zero, ou seja, não se acumulam saldos nas contas de despesa e Receita de um ano para outro (Independência Absoluta de Períodos).
1.2.1. RECEITAS - são entradas de elementos para o Ativo da empresa, na forma de bens ou direitos que sempre provocam um aumento da situação líquida, ou seja, acréscimo no valor do Patrimônio Líquido.
|ESQUEMA |
|