Contabilidade ii
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
ADMINISTRAÇÃO
CONTABILIDADE BÁSICA II
ALUNO: Wallyson Cleber Nunes SALA: 107 - Noite
DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA - DFC
DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS E PREJUÍZOS ACUMULADOS - DLPA
DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO - DMPL
Campina Grande - PB
INTRODUÇÃO
A contabilidade é uma ciência que desenvolveu uma metodologia própria com a finalidade de coletar, registrar, acumular, resumir e analisar todos os fatos que afetam a situação patrimonial de uma pessoa, seja ela física ou jurídica.
O seu objeto de estudo é o patrimônio da entidade contábil e seu objetivo é fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira e física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos à entidade objeto da contabilidade.
Em toda sua gama de informações, a contabilidade criou mecanismos que facilitassem e representassem de uma forma mais precisa os fatos patrimoniais ocorridos em determinada gestão. Ferramentas como Demonstração do Fluxo de Caixa – DFC, Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados – DLPA e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL, permite-nos observar a real situação e o desempenho da entidade.
2
DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA - DFC
A Demonstração do Fluxo de Caixa indica informações relevantes sobre as movimentações de entrada e saída de caixa de uma entidade em determinado período ou exercício.
Seguindo as tendências internacionais, o fluxo de caixa pode ser incorporado às demonstrações contábeis tradicionalmente publicadas pelas empresas. Basicamente, o relatório de fluxo de caixa deve ser segmentado em três grandes áreas:
I - Atividades Operacionais;
II - Atividades de Investimento;
III - Atividades de Financiamento.
As Atividades Operacionais são explicadas pelas receitas e gastos decorrentes da industrialização, comercialização ou prestação de serviços da empresa. Estas atividades têm ligação com o