Contabilidade Gestão Ambiental
TRABALHO
DE
CONTABILIDADE GESTÃO AMBIENTAL
6º período de Ciências Contábeis
Desde o começo, o homem instaurou o desenvolvimento econômico e tecnológico baseado na maximização da mais valia(lucro). Nos últimos anos, a pressão exercida pela sociedade sobre as entidades que não respeitam o meio ambiente, vem sendo consideradas na tomada de decisões estratégicas empresariais em todo o globo terrestre. Preservar o meio ambiente deixou de ser assuntos relacionados apenas à especialistas na área e passou a ser discutido abertamente entre todos, fazendo assim que as corporações abrissem os olhos para este problema. O grande desafio da contabilidade ambiental é de colocar valor o que não faz parte do processo de compra e venda das pessoas. Ar puro, biodiversidade, qualidade da água não se compra, porém, a sociedade usufrui de recursos naturais, interligando assim a economia com o meio ambiente. Ao levarmos em consideração a existência de uma relação de patrimônio com o meio ambiente, podemos evidenciar estas relações por meio de um Balanço Contábil ou mais especificamente por um Balanço Ambiental. A gestão ambiental cria oportunidades às empresas de agregar valor e obter vantagem competitiva frente as outras empresas a medida em que o publico e consumidores forem reconhecendo as medidas sustentáveis tomadas, juntamente com a vantagem de economia de custos e/ou ganhos adicionais, ao mesmo tempo em que diminui o impacto dos processos produtivos no meio ambiente.
Tendo em vista essa prerrogativa, temos que nos perguntar: Os atuais profissionais contábeis possuem conhecimento suficiente para usar a contabilidade viabilizando a implantação desta mesma voltada para o campo ambiental nas empresas ?
Uma pesquisa referente este assunto foi realizada voltada para contadores que fazem Pós-Graduação no Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de