Contabilidade Gerencial
A Contabilidade Gerencial é a ferramenta de informações operacionais e financeiras para a tomada de decisão, está ferramenta deve ser direcionado pelas necessidades de informações para cada departamento interno da empresa.
A contabilidade gerencial tem que identificar os processos, os análises, preparação, interpretação e comunicação de informações financeiras utilizadas pela administração para planejamento, devem fazer avaliação e controle para assegurar a contabilização e o uso apropriado de recursos disponíveis, todos os procedimento, informações ou relatório contábil tem que ser feito “sob medida” para que a administração os utilize para a tomada de decisão ou na avaliação de desempenho.
O principal objetivo da contabilidade gerencial é auxiliar a gerencia na tomada de decisões e identificar os fatos contábeis e sua qualificação para estabelecer as diretrizes a serem adotadas pelos administradores e acionistas.
O contador gerencial deve fazer acompanhamento dos fatos empresarial ocorrido e filtrar o que é relevante ou não para ser analisado. A relevância conste em identificar aquilo que realmente vai fazer exemplo: a diferencia na decisão de fabricar um bem ou adquirir de terceiros, deixar de produzir um produto, terceirizar, cabe ao contador gerencial atuar com base em relatório atuar para subsidiar o modelo para a decisão entre diferentes ações.
Alguns exemplos de relatórios e controles utilizados para a tomada de decisão pelo contador gerencial:
1. Projeção do Fluxo de Caixa
2. Análise de Indicadores
3. Cálculo do Ponto de Equilíbrio
4. Determinação de Custos Padrões
5. Planejamento Tributário
6. Elaboração do Orçamento e Controle Orçamentário
7. Controle Operacional
8. Controle administrativo
9. Controle estratégico.
Livro: Contabilidade Gerencial – Um enfoque sistema de informação contábil – 5º edição – Clóvis Luís Padoveze – editora Atlas- 2007
Contabilidade Gerencial - Sérgio de Ludícibus – 6º Edição – Editora Atlas - 2008