Contabilidade gerencial
A Contabilidade Gerencial é a atividade fundamental na vida econômica de uma empresa, pois tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais, com a crescente globalização e juntamente com a competitividade acirrada no mercado, as empresas buscam melhorar seu desempenho, como também, a qualidade de seus produtos e serviços.
A contabilidade ao longo da historia teve a preocupação de se adequar às mudanças ocorridas no mundo com a modernização e com a globalização, para que pudesse exercer seu papel de prestador de informações sobre o patrimônio de seus usuários.
Segundo Domingos X. Teixeira: A globalização atualmente se apresenta como um dos grandes desafios neste fim de século e início do Terceiro Milênio. É uma mudança no mundo em todos os sentidos, é uma revolução resultante da era tecnocêntrica. É a máquina como centro de tudo.
A tomada de decisão é fator primordial dentro da empresa. para que isso ocorra de forma certa e bem sucedida e necessário o levantamento de informações para que o administrador possa fazer isso e assim direcionar bem o caminho que a empresa deva tomar. A muitos que acreditam que apenas as grandes empresas devem se preocupar com o planejamento e utilizar-se das ferramentas que a contabilidade pode fornecer. Algumas das ferramentas disponibilizadas pela Contabilidade Gerencial: Análise de Balanços, Orçamento Empresarial, Projeções, dos Demonstrativos Contábeis, etc. Elas podem ser utilizadas em diferentes atividades empresariais e processos decisórios dentro das empresas.
Segundo ANTHONY (1976: p293)
As administrações fazem planos. Não se pode conceber uma organização de qualquer tipo cujos líderes não pensem sobre quais deveriam ser os objetivos da organização e sobre o melhor modo de atingi-los. Um grupo de pessoas que não operam de acordo com alguma espécie de plano é meramente uma multidão incoerente, sem orientação...”
O fato de cada vez a