Contabilidade Gerencial Atkinson, Anthony A. et al.
Atkinson, Anthony A. et al.
Por Renata Santos FACE - UFMG
Segundo o autor, é de suma importância avaliar as implicações monetárias de decisões que geram a compensações entre custos e benefícios quanto se tem alternativas diferentes, sendo esse papel desempenhado pelo gestor. Por exemplo, pode-se citar caso em que se tem a alternativa de redesenhar o processo de produção ou efetuar a troca das máquinas envolvidas.
Os custos e as receitas que devem ser analisadas nessa decisão são variáveis à medida do contexto e do tipo de alternativas disponíveis. Os gerentes, nesse sentido, destacam apenas os custos e receitas que apresentam mudanças de uma alternativa para outra. Os custos que permanecem fixo independente da alternativa escolhida não são importantes para a tomada de decisão.
Todavia, custos que ocorreram no passado (custos irrecuperáveis) também não são comumente associados a essa análise pois não podem ser mudados. Devido a essa irrecuperabilidade dos custos, eles não influenciam a tomada de decisão, devendo o gestor não inclui-los na avaliação de alternativas.
De posso dessas informações a respeito das despesas e dos custos relevantes, podem surgir problemas advindos da decisão de fazer ou comprar. Nesse caso, o conceito de custos evitáveis é importante para proceder a análise. Os custos evitáveis são aqueles eliminados quando uma peça, um produto, uma linha de produtos ou um segmento de negócio são descontinuados.
Assim, pode-se dizer que fatores quantitativos são extremamente importante para análise de decisão, contudo não se deve negligenciar os fatores qualitativos. Fatores como elasticidade do preço em relação à demanda, reputação dos fornecedores, satisfação dos clientes, dentre outros, devem ser igualmente considerados na escolha de alternativas.
No que tange a tomada de decisão que envolve a substituição de máquinas a análise quantitativa e qualitativa não são suficientes. O