Contabilidade geral
Posterior à leitura dos Pronunciamentos técnicos recomendados e após pesquisas em referências sugeridas e em sites, elaboramos uma pesquisa apresentando os conceitos e definições dos termos utilizados, vamos, neste momento apresentar uma breve pesquisa sobre os itens trabalhados.
Os elementos: Ativo, Passivo e Patrimônio líquido estão diretamente relacionados com a posição patrimonial, portanto faz-se necessário o conhecimento conceitual de cada item.
Por definição temos que o passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos. E o ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade.
Tais definições de ativo e passivo identificam os seus aspectos essenciais, mas não tentam especificar os critérios que precisam ser atendidos para que possam ser reconhecidos no balanço patrimonial. O pronunciamento recomenda que ao avaliar se um item se enquadra na definição de ativo, passivo ou patrimônio liquido, deve-se atentar para a sua realidade econômica e não apenas sua forma legal. Balanços patrimoniais elaborados de acordo com os Pronunciamentos Técnicos devem incluir como ativos ou passivos itens que satisfaçam, a essas definições. O beneficio econômico futuro embutido em um ativo é o seu potencial em contribuir, direta ou indiretamente, para o fluxo de caixa ou equivalentes de caixa para a entidade. A entidade geralmente usa os seus ativos na produção de mercadorias ou prestação de serviços capazes de satisfazer os desejos e necessidades dos clientes. Os benefícios econômicos futuros de um ativo podem fluir para a entidade de diversas maneiras. Muitos ativos, por exemplo, máquinas e equipamentos industriais, têm uma substancia física, que classificamos como bens móveis. Entretanto, substancia