Contabilidade Geral
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
TAMARA LORENZONI PEREIRA
PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE
Santa Maria, 2013.
1 INTRODUÇÃO
O surgimento da contabilidade como ciência, se deve ao fato de com a evolução das empresas e do sistema capitalista vigente, a necessidade de se prestar contas e ter o controle de tudo o que foi gasto, investido e recebido por uma pessoa física ou Juríca.
Com o passar do tempo, com a expansão dessa ciência, foram criados fundamentos, que serão expostos nesse artigo, mundiais e nacionais. Esse princípios foram criados para ajudar e melhorar o entendimento da
Contabilidade, elaborando simultaneamente a forma como esse teria de ser feita. 2 DESENVOLVIMETO
2.1. PRINCÍPIOS CONTÁBEIS NO MUNDO
São chamados de Postulados, Princípios e Convenções, as regras mundiais estabelecidas e que devem ser seguidas a fim de melhorar o andamento da contabilidade.
O chamado Postulado, serve para determinar o campo o qual a
Contabilidade deve atuar, a partir de uma análise holística no ambiente em que a mesma se encontra inserida.
Os Princípios e Convenções estabelcem, por sua vez, a qualificaçãoo e a delimitaçãoo desse ambiente em que a contabilidade deve agir em certas situações. São quatro, os princípios mundiais da Ciencia da Contabilidade:
a) Da Objetividade;
b) Da Materialidade (ou Relevância);
c) Do Conservadorismo (ou Prudência);
d) Da Consistência ou Uniformidade.
2.2. SURGIMENTO DOS PRINCÍPIOS CONTÁBEIS NO BRASIL
Os princípios fundamentais da contabilidade servem para representar a a essencia das doutrinas contabeis e a teoria utilizada para a aplicação da ciencia da contabilidade.
No Brasil, em 1993, foi publicada a Resolução 750, que prevê esses principios e suas respectivas aplicações dentro do territorio nacional. Além disso, fazem com que a pessoa que os olhe tenha, um entendimento geral do que é e até onde atua a contabilidade.
Com a publicação da resolução CFC No