contabilidade geral
2014.1 – DISCIPLINA CONTABILIDADE GERAL
02ª Aula – Conceitos iniciais de contabilidade.
Definição: É a ciência que tem por objeto de estudo o patrimônio, que a partir de métodos especialmente desenvolvidos para coleta, registra, analisa e gera relatórios, de todos os fatos contábeis de uma entidade a fim de suprir os usuários da contabilidade de informações capazes de auxiliar na tomada de decisão.
Finalidade: Registrar os fatos e produzir informações que possibilite o usuário da informação contábil o devido planejamento e controle. Ex. fisco, bancos, Investidores, etc.
Técnicas: Conjunto de métodos organizados, de forma sistêmica, desenvolvidas para atingir os propósitos: Informação confiável e organizada.
Escrituração: Registros dos fatos contábeis em livros especiais em linguagem própria, observados os princípios contábeis.
Elaboração das Demonstrações Contábeis: Tem o objetivo de facilitar para o administrador a visão consolidada da situação patrimonial da entidade. (BP, DRE, DFC)
Auditória (Estudo detalhado da Escrituração e das Demonstrações Contábeis): Busca verificar a confiabilidade e qualidade dos registros contábeis e das informações produzidas.
Análise de Balanço: Avaliação da situação real do Patrimônio, sua capacidade financeira, uma avaliação da situação de risco da não continuidade da entidade.
Assim como em outras disciplinas, escuta-se falar em Pessoa Física e Pessoa Jurídica.
Na Contabilidade é imprescindível a distinção entre essas pessoas, bem como de seus patrimônios (princípio da entidade).
Patrimônio: Conjunto de Bens, Direitos e Obrigações pertencentes a uma pessoa, seja Física ou Jurídica.
Bens: Qualquer coisa que possa ser avaliada de forma econômica e que possa satisfazer a necessidade humana. (Tangíveis, Intangíveis/ Móveis e Imóveis).
Direitos: São valores a receber de terceiros, ou de usufruto que possam render valores a receber. (Duplicatas a receber, Alugueis a receber,