contabilidade geral
Para Fisher e Ury e Hodgson (Técnicas de negociação, 202, p. 15 cap.1) negociação é um processo de comunicação bilateral que envolve um elemento de permuta e barganha, no qual os agentes trocam recursos de valor por outro, visando a obtenção de uma decisão conjunta e a satisfação de todos os envolvidos.
Para o autor do livro “Negociação, como usar a inteligência e a racionalidade”(Gonzaga Ferreira, 2008, p.8,9 cap. 1) explica que a negociação precisa de um tempo inicial relativamente mais longo, com ações mais lentas, para se formarem relacionamentos que favoreçam o atendimento. A negociação eficiente pressupõe o estabelecimento de uma relação de respeito entre os participantes, que devem atuar de maneira firme contra o problema, mas sendo, ao mesmo tempo, gentis e cooperativos uns com os outros.
Já no livro Princípios de negociação dos autores Andrade, Alyrio e Macedo (2010, p. 4, 5, 7 cap. 1), fala que, Negociação é o processo de buscar a aceitação de idéias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem as negociações conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais. A preparação para a negociação inicia-se com a utilização de um banco de dados. Este deve conter o histórico das negociações anteriores sobre os aspectos técnicos, econômico, financeiro e jurídico, além das informações sobre a organização com qual se está negociando, sua estrutura de decisões, seus decisórios e os limites de autoridade. Uma negociação bem-sucedida – quando duas pessoas tentam