contabilidade geral
1 . Introdução à contabilidade
1.1 Tomada de Decisão
Frequentemente os responsáveis pela administração estão tomando decisões, com necessidade constante de informações corretas, dentro dos padrões legais exigidos.
A contabilidade é o grande instrumento auxiliador do gestor, para tomar as decisões adequadas às empresas, que através dos relatórios gerados, fará a devida análise e opção pelo melhor caminho a seguir.
Evidente que o processo decisório decorrente das informações apuradas pela contabilidade não se restringe apenas aos administradores e gerentes da empresa, mas a outros segmentos exteriores a ela, como: investidores, fornecedores, bancos, governo, sindicatos e outros interessados como os próprios funcionários, CVM ( comissão de valores mobiliários ), CRC ( conselho regional de contabilidade ), etc.
Um usuário da contabilidade é qualquer pessoa física ou jurídica que tenha interesse em conhecer dados de uma entidade, podendo ser internos ou externos.
1.2 Função do Contador
Produzir informações úteis e dentro das normas aos usuários da contabilidade para a tomada de decisões. A produção das informações acontece da seguinte maneira:
COLETA DE DADOS
PROCESSAMENTO DOS DADOS
RELATÓRIOS
USUÁRIOS X TOMADA DE DECISÃO
1.3 Objetivos da Contabilidade
Permitir a cada usuário a avaliação econômico-financeira de uma entidade, estaticamente. Através dos Relatórios Contábeis, vai demonstrar as informações referentes ao Patrimônio, Capital, Receitas e Despesas, Fluxo de Caixa e Movimentações em geral.
1.4 Cenários Contábeis
A contabilidade como Ciência Social, estuda a criação, manutenção e incremento das riquezas, isto é, do Patrimônio. Surgiu da necessidade dos donos de Bens do Patrimônio controlá-los. Podemos afirmar que ela surgiu da necessidade de controle desse Patrimônio. Com o passar do tempo, a evolução do mercado como um todo acabou por tornar a Contabilidade, uma figura muito importante para o controle das