contabilidade geral
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Exercícios
1. O FAZENDEIRO
O Sr. Constanildo Furtado ficou decepcionado com o relatório apresentado pelo contador, pois sua Fazenda Pau D’Água apresentou prejuízo no período.
O auditor Vivaldino Dinâmico constatou que havia uma série de defeitos na contabilidade. “O principal deles”, argumentou o auditor, “é que todos os gastos do Sr. Constanildo e de sua família estavam contabilizados como se fossem gastos da Fazenda Pau D’Água”.
Nesse caso, o contador deixou de obedecer a uma regra contábil importantíssima. Indique qual é essa regra e como deverá ser feita a contabilidade:
R. A regra não obedecida é o princípio da Entidade Contábil, que diz que a contabilidade é mantida para a entidade, devendo-se registrar só o valor correspondente à entidade e não os valores relativos aos sócios.
UNISA - UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Exercícios (recordando)
2. O CONTABILISTA
O recém formado Alfredo Contador Dias, muito satisfeito por ser considerado o melhor aluno do Curso Técnico de Contabilidade, ao conseguir seu diploma, vai correndo ao Conselho Regional de Contabilidade, CRC, para fazer seu registro de contabilidade.
Após retirar o registro provisório no CRC, confessa irradiante à secretária que o atendeu: “A primeira parte do meu sonho está se concretizando hoje. Sou contabilista registrado. Com este registro vou, procurar alguma empresa de auditoria, pois a segunda parte do meu sonho é ser auditor. Hoje já estou habilitado para ser auditor”.
O jovem Alfredo está cometendo um equívoco muito grande. Poderia dizer qual é?
R. O equívoco é que ele não está habilitado para ser auditor pois não é contador (Bacharel) em Ciências Contábeis, mas apenas técnico em contabilidade.
UNISA -