Contabilidade Financeira
Captação: envolve as transações realizadas pela empresa e os demais eventos que afetam seu patrimônio, como contratos, notas fiscais, recibos além de eventos externos que afetam a entidade e que ela não tem controle, como a taxa de inflação ou variação cambial.
Reconhecimento: O reconhecimento das transações implica em diversas decisões.
Processo de Acumulação: a acumulação consiste em na estruturação do banco de dados organizado com todos os registros efetuados. A necessidade de disponibilizar informações cada vez mais rápido ao tomador de decisões motiva as empresas a adotarem sistemas contábeis informatizados.
Sumarização: a sumarização dos dados organizados pelos sistemas contábeis consiste no resumo dos mesmos, transformando-os em informação útil a seus usuários.
Evidenciação: a evidenciação, ou divulgação, é o ato de tornar a informação pública, isto é, leva-la ao conhecimento dos usuários. Essa evidenciação pode ocorrer por meio de publicação em jornais e no site da entidade, envio por correio, e-mail ou fax.
Definição de Contabilidade:
A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.
Seu propósito básico é prover aos tomadores de decisões – diretores, gerentes, administradores da empresa e a todos os demais interessados – informações úteis para a tomada de decisões. Portanto a Contabilidade Financeira – ou Societária – tem como objetivo mostrar a saúde financeira da empresa.
UNIDADE 3 – Contabilidade Societária e Gerencial
Conceitos fundamentais da contabilidade:
Patrimônio
Ativo
Passivo
Patrimônio líquido
Resultado
Receita
Despesa
Constituição do Balanço Patrimonial: É constituído de três componentes: ativo, passivo e patrimônio líquido. O balanço patrimonial pode ser evidenciado pela equação:
Ativo = Passivo