Contabilidade Financeira
Balanço Patrimonial: é a demonstração contábil que tem por finalidade evidenciar, qualitativa e quantitativamente, a posição patrimonial, financeira e econômica da entidade, numa determinada data. No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio e agrupadas de modo que facilite o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa. O Balanço Patrimonial é constituído pelo: - Ativo corresponde aos bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros. - Passivo compreende as exigibilidades e as obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação. - Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o total de ativos e passivos.
Demonstração do Resultado: A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) tem como objetivo principal evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, normalmente em doze meses, apresentando de forma vertical e resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas, através do confronto das receitas, custos e resultados, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência.
Demonstração dos Fluxos de Caixa: A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) passou a ser um relatório obrigatório pela contabilidade para todas as sociedades de capital aberto ou com patrimônio líquido superior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais).
Tem por finalidade indicar a origem de todo o dinheiro que entrou no caixa em determinado período e evidenciar as transações ocorridas que