contabilidade financeira
CONTABILIDADE FINANCEIRA
PROFESSORA: ELAINE SILVA
RIO DE JANEIRO
2013
1
1. INTRODUÇÃO
1.1 CONCEITO
O estudo organizado de qualquer assunto deve começar por sua definição. Desse modo, torna-se inevitável a pergunta:
O que é Contabilidade?
A palavra contabilidade deriva do latim computare (contar, computar, calcular). Apesar disso, não se deve confundir contabilidade com matemática. O contabilista não precisa conhecer matemática com profundidade. Na maioria das vezes, bastam-lhe os conhecimentos matemáticos básicos necessários a qualquer profissional. Portanto, quem não gosta de matemática não precisa necessariamente detestar contabilidade. A definição adequada da Contabilidade exige a sua divisão em duas áreas: Contabilidade Teórica e
Contabilidade Prática.
Contabilidade Teórica - Quando abordamos a Contabilidade como teoria, procuramos definir aquilo de que ela trata, estudamos seus princípios e suas possíveis aplicações. Ou seja, a Contabilidade como teoria estabelece princípios e regras de conduta a serem seguidas pelos profissionais da área contábil, com o objetivo de aprimorar e uniformizar os procedimentos por eles adotados.
Em sua abordagem teórica, dizemos que a Contabilidade é uma ciência.
Ciência é o conjunto organizado e aprofundado de conhecimentos sobre um determinado assunto.
Diferente da Matemática, a Contabilidade não é uma ciência exata. Logo, para que as técnicas contábeis sejam aplicadas de maneira uniforme, faz-se necessário fixar princípios e regras a serem observados por todos os profissionais da área contábil.
Abordada pela perspectiva teórica, a Contabilidade pode ser definida como:
Ciência que estuda o patrimônio do ponto de vista econômico e financeiro, bem como os princípios e as técnicas necessárias ao controle, à exposição e à análise dos elementos patrimoniais e de suas modificações. O 1o Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado em 1924, definiu a Contabilidade como:
"A ciência que