contabilidade financeira
Conocimiento, innovación y emprendedores: Camino al futuro
AS CARACTERISTICAS QUALITATIVAS DEFINIDAS PELO IASB
ALTERAÇÕES IMPOSTAS PELO REFERENCIAL FAIR VALUE
Guilhermina Freitas, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra
RESUMO
A estrutura conceptual para a preparação e divulgação da informação financeira publicada em (1989) pelo IASB, impõe um conjunto de características que determinam a qualidade da informação produzida de forma a ser útil ao seu utilizador.
Desenhadas e Hieraquizadas quando o paradigma valorativo era, inquestionavelmente, o “Book-Value”, será que a generalização do “Fair Value” impõe alterações no modelo vigente?
Conscientes de que os utilizadores da informação financeira são cada vez mais amplos e que o seu interesse está centrado na capacidade informativa das Demonstrações Financeiras para a tomada de decisões, diminuindo a preocupação explicativa dos factos passados e implementando, necessariamente, a capacidade explicativa e preditiva da informação futura é um constante desafio à capacidade de geração e de adaptação.
Assiste-se a um novo rumo determinado na procura da relevância sem descurar a fiabilidade das informações relatadas que impõe alguns cuidados na leitura sistemática das novas exigências impostas ao modelo contabilístico. PALAVRAS CHAVE: Características Qualitativas, Custo Histórico, Informação financeira, Justo Valor,
Utilizadores
1 – Introdução
Se até finais do séc. XV (período empírico) a prática contabilística se centrava nos registos simplistas de algumas operações nomeadamente nas quantidades detidas de bens e de relações com terceiros, a partir de 1494, após a publicação da obra “Summa de athmética, geometria proportioni et proporcionalitá”, por Luca Pacioli, iniciou-se a fase legalista1 da contabilidade, que durará até cerca de 1920, descrevendo pela primeira vez o princípio das partidas dobradas que revoluciona a