Contabilidade européia x brasileira
A forma de tributação brasileira difere enormemente do modelo europeu de tributação, pois no Brasil não existe apenas um tipo de imposto muito menos uma única forma de cálculo dos mesmos, no que se refere tanto à base de cálculo ou às alíquotas aplicáveis para cada regime de tributação ou mesmo para determinados setores da economia brasileira .
O sistema tributário brasileiro dispõe às empresas sua opção ao regime tributário que melhor lhe atenda limitando, porém suas opções a partir de suas respectivas receitas auferidas, os regime principais são: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
No regime de apuração simplificada (Simples Nacional) a empresa paga seus impostos em uma única guia calculada a partir da apuração de suas receitas onde no caso é aplicada uma alíquota que subdivide para os outros impostos que são:IPI, ICMS, PIS, COFINS, ISS, INSS, CSLL, IRPJ.
Para apuração dos regimes Lucro Real e Lucro Presumido não há diferença quando falamos em apuração de ICMS E IPI pois eles são calculados pelos débitos na saída de mercadoria menos os créditos das compras. Referente aos outros impostos como IRPJ, CSLL, PIS e COFINS as maneiras de se calcular são diferentes tanto as alíquotas aplicadas quanto a maneiras de se chegar à base de cálculo.
Resumidamente então não podemos determinar quanto de imposto é pago por um produto consumido como ocorre na Europa, o sistema tributário brasileiro é