contabilidade empreasarial
3217 palavras
13 páginas
Sistema de Ensino Presencial Conectado nome do cursOMAYARA STEPHANIE RAMALHO TAVARES
ABERTURA DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL EMPRESA “JL MANUTENÇÃO EM PRODUTOS DE INFORMÁTICA LTDA.”
Ji- Paraná
2014
MAYARA STEPHANIE RAMALHO TAVARES
ABERTURA DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL EMPRESA “JL MANUTENÇÃO EM PRODUTOS DE INFORMÁTICA LTDA.”
Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Contabilidade Empresarial e Trabalhista.
Orientador: Prof.
Ji- Paraná
2014
SUMÁRIOINTRODUÇÃO
Qualquer tipo de empresa, independentemente de seu porte ou natureza jurídica, necessita manter escrituração contábil completa, inclusive do Livro Diário, para controlar o seu patrimônio e gerenciar adequadamente os seus negócios. Entretanto, não se trata, exclusivamente, de uma necessidade gerencial, o que já seria uma importante justificativa. A escrituração contábil completa está contida como exigência expressa em diversas legislações vigentes.
O Capital Social subscrito ou comprometido pelos sócios é que dá origem ao patrimônio da sociedade, nascendo ali um direito da empresa em relação aos seus participantes. A integralização do Capital, o cumprimento da obrigação pelos sócios, pode se dar de várias formas, sendo mais comum com dinheiro, com bens e/ou com direitos. O correto é registrar, com a data da assinatura do instrumento de constituição, o compromisso assumido através de lançamentos diários.
Existem casos de empresas que funcionam há vários anos e, no entanto, não mantêm escrituração regular. Constatada a impossibilidade de se proceder à escrituração de períodos anteriores, na forma convencional, a alternativa é a preparação de um Balanço de Abertura.
O Balanço de Abertura consiste na realização de um inventário físico e documental que permita identificar os bens, os direitos e as obrigações da empresa em determinado momento.
Conhecidos os bens, os direitos