Contabilidade do tesouro Nacional
• Contas Nacionais Trimestrais
(PIB, Indicadores)
Apresenta os valores correntes e os índices de volume (1995=100) trimestralmente para o Produto Interno Bruto a preços de mercado, impostos sobre produtos, valor adicionado a preços básicos, consumo pessoal, consumo do governo, formação bruta de capital fixo, variação de estoques, exportações e importações de bens e serviços. São calculadas duas séries de números-índices: a com base no ano anterior e a encadeada com referência em 1995 (1995 = 100). A série encadeada é ajustada sazonalmente pelo X12-ARIMA possibilitando o cálculo das taxas de variação em relação ao trimestre imediatamente anterior.
Ajuste sazonal das séries trimestrais do Sistema de Contas Nacionais
O ajuste sazonal das séries trimestrais do Sistema de Contas Nacionais é feito, todos os trimestres, mantendo a mesma metodologia. De acordo com a prática institucional qualquer alteração metodológica é informada – com pelo menos um mês de antecedência – na página do IBGE na Internet e, por e-mail, para usuários cadastrados1.
O ajuste é realizado com um software público, usado por institutos de estatística de vários países, o X12-ARIMA2 , do Bureau de Census do Departamento de Comércio dos Estados Unidos. Para completar o ajuste sazonal, o software parte da série de dados original e de parâmetros pré-estabelecidos para estimar um modelo de projeção para pontos futuros da série. É a partir da série estendida que é feito o ajuste sazonal.
Carregados a série original e os parâmetros, o processo de dessazonalização passa a ser automático. Os analistas do IBGE não interferem de forma discricionária nos resultados, respeitando os ajustes automáticos do programa. Esta prática aumenta a transparência e a previsibilidade do ajuste sazonal.
Os parâmetros usados pelo IBGE no ajuste sazonal incluem o número de pontos projetados na série estendida (seis pontos) e o formato da parte sazonal do modelo: (011), ou MA-1 com primeira diferença. A