contabilidade do terceiro setor
Em relação a entidades não governamentais, temos como principal característica que são organizações sem fins lucrativos. Mas neste trabalho, foi utilizada a denominação Organizações Sociais Civis-Os por se tratar de organizações nascidas a partir de integrantes da sociedade civil visando contribuir com ações para causas coletivas desta mesma sociedade civil. Essa expressão “Organizações Sociais Civis” ou OSCs serve justamente para englobar todas as organizações que tem objetivos sociais, portanto, não visam lucros, e sem qualquer vínculo governamental.
Essas organizações deverão possuir além de uma administração competente, os princípios de transparência e de independência exigidos dos diretores de empresas do Segundo setor serão esperados das diretorias de Os, devido a decisões das agencias reguladoras e critérios de seleção adotados pelos financiadores de projetos sociais.
Temos que as organizações do terceiro setor estão sendo consideradas cada vez mais importantes, pois a procura de emprego e grande nas organizações do segundo setor, e a redução de empregos de varias indústrias começou ter uma forte crescente, tornando assim importante a existência dessas OSCs.
Temos diversos tipos de organizações do terceiro setor, como por exemplo: Fundações, associações, entidades filantrópicas, entidades religiosas, entre outras. Existem cinco características básicas dessas organizações: Organizações, Sem fins lucrativos, Separadas institucionalmente do governo, São autogovernadas, São de associação não obrigatória.
Os financiadores do Terceiro Setor são pessoas físicas e jurídicas que necessitam de prestação de contas daquilo que foi realizado com as doações recebidas ou com os convênios formados. Portanto, é crucial para o gestor da OSC sua capacidade de atender às necessidades de informação daqueles que contribuem para o financiamento de suas atividades.
O