contabilidade de seguros
DANIEL DA SILVA SERAFIM
FRANCISCO PEREIRA DE QUEIROZ RODRIGUES
GABRIEL HENRIQUE OLIVEIRA MENEZES
JULIANA KTLEEN COSTA DE OLIVEIRA
KARINA GOUVEIA VASQUE
TATIANE MARTINS FEITOSA
CONTABILIDADE DE SEGUROS
Trabalho acadêmico como subsidio para disciplina Contabilidade e Mercado de Trabalho, ministrada à professora Rosimary Bezerra Jarude Felix, da faculdade União Educacional do Norte.
RIO BRANCO-AC
2014
INTRODUÇÃO
A necessidade de proteção contra o perigo, a insegurança, a incerteza do futuro e a possibilidade de perda dos bens e da receita da família acompanham as pessoas ao longo da historia. Dessa necessidade surgiu o seguro, cuja importância tem sido crescente. Segundo Larouse (1992, p.1019), seguro é um “contrato em que, mediante uma taxa (prêmio de seguro), uma das partes se obriga a indenizar a outra por prejuízo eventual, material ou pessoal”. Dessa forma, a função principal do seguro é restaurar o equilíbrio financeiro de uma estrutura econômica atingida por um evento desfavorável.
.
HISTÓRIA DO SEGURO
O homem sempre esteve preocupado com a estabilidade de sua existência. Por sofrer as consequências das variações climáticas e dos perigos da vida, desde a antiguidade procurava se organizar em grupos para ter mais força e garantir o sustento e a segurança. Com o tempo, a evolução das atividades comerciais mostrou a necessidade de proteção também contra os prejuízos financeiros. E foi dessa forma, justamente buscando garantir as finanças e diminuir a insegurança nas atividades cotidianas, que surgiu o seguro. O seguro nasceu da necessidade do homem em controlar o risco. Existem indícios que já na Babilônia, 23 séculos antes de cristos, caravanas de camelos que cruzam o deserto mutualizavam entre si os prejuízos com morte de animais. Na China antiga e no Império Romano também haviam seguros rudimentares, através de