Contabilidade de gestão
Contabilidade de Gestão e Contabilidade Financeira
A Contabilidade de Gestão abrange o fornecimento de informações aos gestores, ou seja, pessoas dentro da organização, que dirigem e controlam o seu funcionamento. Esta tem cada vez mais um papel preponderante na vida das empresas. O seu principal objectivo é recolher informação, tratá-la e fornecê-la aos gestores, em tempo oportuno, para que estes possam tomar decisões imediatas. A sua informação possui um carácter interno, relacionado com questões de rentabilidade, estratégia, planeamento e controlo dos objectivos previamente definidos. O futuro das empresas será o reflexo das decisões actuais. O tempo não é de esperar, mas sim de actuar. O ciclo de vida de uma empresa não tem que depender da sorte, azar, crise económica ou outros factores externos.
A Contabilidade Financeira abrange o fornecimento de informações aos accionistas, credores e outras entidades que estão fora de uma organização.
Contabilidade é o processo de identificar, medir e comunicar a informação económica, de modo a permitir que sejam tomadas decisões por parte daqueles que interpretam esta informação.
A Contabilidade de Gestão é um dos ramos da contabilidade e que fornece informação sobre a posição financeira e sobre a formação dos resultados da entidade aos indivíduos internos, nomeadamente gestores intermédios e gestores de topo.
Ao contrário da contabilidade financeira, a contabilidade de gestão está menos sujeita a regras externas, sendo cada uma das entidades a estabelecer os seus próprios critérios para a execução da mesma. Este critérios de execução da contabilidade de gestão devem ser estabelecidos de forma a ajudar os diversos níveis de gestão a tomarem decisões sustentadas quanto à qualidade, eficiência de custos e dos processos que lhes permita maximizar a sua oferta em termos de qualidade/preço.
A informação produzida por um sistema de contabilidade de gestão pode incluir, por exemplo, os custos de