Contabilidade de custos
A adoção do sistema de custos decorre de obrigatoriedade legal e representa importante instrumento de controle e tomada de decisão. A contabilidade deve apurar o custo dos projetos e atividades, de forma a evidenciar os resultados da gestão. A modernização do setor público inseriu em seu contexto inovações que contribuíram com a necessidade de que os gestores públicos conheçam os custos parciais e totais de suas entidades, com a finalidade de tomar as melhores decisões entre as alternativas de produzir, comprar, terceirizar ou privatizar.
Na administração pública, um sistema de custos representa instrumento fundamental a ser usado para averiguar os resultados e avaliar a gestão dos recursos, no que tange à eficácia e à eficiência dos serviços produzidos, das obras realizadas e dos programas de governo.
Na função de auxílio ao controle, a Contabilidade de Custos fornece dados para o estabelecimento de padrões, orçamentos e outras formas de previsão, e, num estágio seguinte, subsidia o acompanhamento das ações.
As informações de custos podem suprir diversas necessidades gerenciais na administração pública, destacando-se as funções sociais para a contabilidade de custos, como por exemplo, o orçamento, as informações de custos podem auxiliar a decisão de alocação de recursos entre várias atividades.
Assim, a Contabilidade de Custos tem papel importante no setor público, auxiliando no controle, para a tomada de ações apropriadas para eliminar ineficiências e ainda, para a tomada de decisões, sejam políticas (avaliação de programas) ou econômicas.