contabilidade de custos
O trabalho visa uma apresentação do crescimento económico e as suas respectivas componentes, assim como as suas representações na compreensão das mudanças na variedade, qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis para o agregado familiar médio pois essas são a face humana do crescimento económico.
Serão abordadas algumas teorias e ideologias científicas relativamente a análise do crescimento económico.
1. Objectivos
1.1 Objectivo geral
2. Crescimento económico
Segundo Samuelson e Nordhaus (2012: 502) o crescimento económico representa a espancao do PIB potencial, ou pronacional, de um Pais.
Existem vários índices que podem ser usados para caracterizar o crescimento económico. O mais utilizado, esta sempre é o PIB, que corresponde no somatório de bens, produtos e serviços produzidos pelo país durante um determinado período, geralmente um ano. É o crescimento dos factores que geram a economia do País composta de três sectores básicos. A agricultura e os bens extractivos - denominados primários. A indústria e o comércio onde ocorre a transformação de bens - o secundário. Finalizando, o crescimento do sector terciário que e composto da geração de serviços. Bancos, transporte, etc.
Estes factores compõem o equilíbrio económico da Nação e através desses sectores se alcança o Real Crescimento e se estabelece o PIB. - Produto Interno Bruto.
O crescimento Economico envolve o crescimento do produto potencial a longo prazo. O crescimento do produto per capita, é objectivo importante do governo porque está associado ao crescimento dos rendimanetos reais médios e ao aumento dos níveis de vida (Samuelson e Nordhaus; 2012: 502).
3. Teorias do crescimento económico
De acordo com Samuelson e Nordhaus (2012: 506), há muitos economistas que estudam a