Contabilidade de Custos
Prof. MS. Jose Geraldo Fernandes P Souza IV CCO - 2013
Introdução
“A globalização da economia trouxe como uma das principais mudanças a eliminação das fronteiras econômicas e financeiras, exigindo do empresário uma atuação mais dinâmica, abrangente e competitiva.
Podendo atuar em novos mercados, as empresas sentiram rapidamente a necessidade de modificar seus conceitos operacionais e produtivos, visando principalmente à redução de gastos, para possibilitar sua sobrevivência e crescimento em um novo mercado, caracterizado pela maior exigência dos consumidores.
Esses e outros fatores são responsáveis por grandes mudanças no objeto de preocupação dos empresários dos tempos modernos que é a necessidade de excelente gerenciamento de seus custos de produção de bens ou serviços.
Os usuários mais importantes de um eficiente sistema de custos são, em primeiro lugar, os próprios donos da empresa. Em seguida, os diretores e demais executivos responsáveis pelas tomadas de decisões, os quais necessitam de informações confiáveis, rápidas e de fácil entendimento.
As atividades de controle e o gerenciamento dos custos tornaram-se primordiais para a manutenção e o crescimento da empresa. Na maioria dos segmentos do mercado, não é possível aumentar o preço dos produtos vendidos, em virtude de crescente concorrência e retração dos mercados consumidores.
Portanto, como não é possível um aumento significativo nas receitas, a solução é diminuir os gastos, para o conseqüente aumento nos lucros ou diminuição dos prejuízos.”
Contabilidade de Custos x Contabilidade Financeira x Contabilidade Gerencial
São sinônimas? Representam disciplinas distintas? São apenas enfoques diferentes dados à Contabilidade?
Em sentido amplo, a Contabilidade trata da coleta, apresentação e interpretação dos fatos econômicos. Usam-se os termos